domingo, 24 de fevereiro de 2013

ENTREVISTA COM ESCRITORES


                       ENTREVISTAS COM ESCRITORES


Entrevistador: Quando foi que começou a escrever?
Neves Marques: Quando eu tinha quinze anos.  Era tudo por brincadeira. Só levei a sério em 2003.

Entrevistador: Você se considera uma escritora?

Neves Marques: Existe outro adjetivo para quem gosta de escrever?Eu apenas tento escrever para um público que não é crítico. Meus livros ainda não foram Best Sellers.

Entrevistador: Que escreveu primeiro?
Neves Marques: Comecei escrevendo poesias para jornais. Mas depois criei ambição  de escrever romances. Não havia muita técnica, nem controle.

Entrevistador: A que se refere em “controle”?
Neves Marques: domínio estilístico. No entanto, tenho muito cuidado com erros gramaticais. Não sou expert, por isso, sou uma aprendiz na arte de escrever.
Entrevistador: Você publicou seu primeiro livro: As Plumas que o Vento Levou. Segundo as informações que obtive dizia que era sua história de vida. Você confirma isso?
Neves Marques: Sim. Contei muito da minha vida nesse livro. Seu conteúdo é quase todo real. É diferente dos outros  livros que publiquei de ficção.

Entrevistador: Você lê bastante?
Neves Marques: Leio tudo. O único problema é o tempo. Gosto de ler jornais, sites direcionados a escritores, e  romance de Machado de Assis, Ezra Pound...
Entrevistador: Poderia nos contar à distinção entre ser estilista, e não ser?
Neves Marques: Entendo por estilista da seguinte forma: o escritor já possui o dom da sensibilidade de escrever. Isso é o que entendo. Ele não transforma, já é.
Entrevistador: Quando vai escrever um livro, este já está organizado na cabeça, ou se desenvolve a medida que vai escrevendo?

Neves Marques: Eu primeiro escrevo algumas tramas do romance. Crio o nome, só assim, começo dia a dia a desenvolver. Depois vem surgindo às palavras e os personagens.
Entrevistador: Tem algum plano para um novo livro? Se sim, diga-nos qual é o nome.
Neves Marques: Tenho. Penso de lançar ainda este ano 2013 um romance que o tema principal é sob o meio ambiente. O protagonista desse romance, luta em defesa da sua região. São envolvidos vários temas dentro dele. Há paixão, vingança, injustiça. O título se chama: AS SOMBRAS DAS MONTANHAS.

Entrevistador: Em vários países do mundo, como aqui no Brasil, existem editoras fazendo livros por demanda. Enquanto alguns anos atrás, isso era impossível. O que acha dessa nova evolução para os escritores?
Neves Marques: Acho maravilhoso, e ao mesmo tempo, perigos. Porque as editoras não analisam mais as obras do escritor aspirante. Tem-se dinheiro ótimo! Publica qualquer coisa. Não acho isso certo. A literatura perde muito o valor.
Entrevistador: Muitos escritores não fazem sucesso.  Suas  obras tem  ótima qualidade, e digamos uma ótima técnica, mas são ignorados.
Entrevistador: O que leva isso acontecer?
Neves Marques: Creio que seja mais sorte. Muitos colegas meus, são bons escritores. Mas nunca tiveram a oportunidade de ser reconhecidos. Outra coisa que leva o escritor ao pícaro da glória: trabalho, dedicação, e mídia. Uma boa plataforma.