Postagens populares

domingo, 20 de outubro de 2013

MEUS AGRADECIMENTOS PELO PREFÁCIO DO MEU PRÓXIMO LIVRO A AMIGA JORNALISTA WANDA.


 Prefácio
 Após cinco anos longe das editoras, Neves Maria Marques lança seu terceiro livro: “A Sombra das montanhas”. A narrativa demonstra a preocupação da escritora com a questão ambiental, sobretudo com a preservação do planeta.
A obra é resultado da perseverança da autora. Neves escreveu um livro aos 17 anos, mas se desfez da obra por achar, na sua simplicidade nordestina, que editar um livro “não era coisa para ela”. Tempos depois, a paixão pela escrita começou a ser revelada por meio de poesias, que passaram a ser publicadas nos jornais locais de Guarujá, cidade onde a pernambucana vive desde 1973.
O instinto nato da escritora foi incentivado por um amigo, que em 2003, ao ver seus poemas nos jornais da Cidade, indagou por que não escrevia um livro. Em 2006, a paixão pela escrita falou mais alto e Neves, que é funcionária pública, lançava de fato o primeiro livro: “As Plumas que o vento levou” , um romance autobiográfico, onde relata sua história desde a infância até a época da publicação. Um misto de ficção e realidade, como ela mesma descreve. Dois anos depois, surge a segunda obra: “O preço de uma vida”, editado em 2008.
 Há cerca de um ano, a inspiração da autora volta a aflorar, dando origem ao livro “A Sombra das Montanhas”. A trama se passa em Santana dos Campos, uma cidade fictícia que conserva os encantos da fauna e da flora, até então preservadas, mas corre o risco de desaparecer pela ganância de pessoas sem escrúpulos.
Também no gênero romance, a obra gira em torno de Dámaso, homem sábio descendente de uma família tradicional do lugarejo, que dedica seus dias para proteger sua cidade natal da ameaça dos construtores de uma ferrovia. No entanto, a suposta obra serve apenas como pano de fundo para esconder interesses ardilosos, que levam morte e mistério aos moradores da cidade.
A obra é um convite para uma viagem, que começa na fictícia Santana dos Campos, localizada na região Centro Oeste do Brasil, e vai até a Grécia, onde funciona a matriz da empresa responsável por tirar o sossego dos moradores da pacata cidade. Dentre os temas abordados em “A Sombra das montanhas” destacam-se a contaminação dos rios e o desmatamento das florestas para venda de madeira.  A riqueza de personagens também chama atenção no livro, que ainda inclui várias histórias de amor com final feliz.
Com a obra, Neves espera chamar a atenção sobre a destruição dos ecossistemas, além de  conscientizar as pessoas sobre a necessidade de preservar o planeta Terra, uma responsabilidade de todos.
Wanda Fernandes

Jornalista formada pela Universidade Católica de Santos
Postar um comentário