segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Boa tarde, caros leitores.
Gostaria de oferecer a vocês  Escritores e Poetas, alguns documentos que nós achamos ainda um mistério. Achei interessante essa explicação do renomado  Cineasta João Nunes de Portugal. O processo desenvolvimento de uma estória audiovisual: logline, escaleta, outline, sinopse.
Logline – é a descrição dos três elementos de uma estória – protagonista, objetivo e obstáculo – da forma mais sintética e atrativa possível, normalmente em apenas um parágrafo.
Storyline – é uma versão ligeiramente mais completa da logline, em que se indica também a conclusão.
Sinopse – é um documento sintético, de 1 a 3 páginas, em que se contra o princípio, meio e fim da estória.
Tratamento, ou Argumento – é uma sinopse mais longa e envolvente, que se lê quase como um conto. Pode ter entre 5 e 30 páginas. Se for muito mais longo, e incluir trechos de diálogos, pode ser tratado por “scriptment”, uma mistura entre “script” e “treatment”. O tratamento é o que corresponde mais de perto ao sentido tradicional em que se usava a palavra Argumento.
Outline, ou escaleta, ou ainda grelha – é um documento no qual resumimos todos os eventos do nosso enredo passo a passo, em frases simples. No step outline esse resumo é feito cena a cena, com um detalhe ainda maior. É normalmente a última etapa antes da passagem à escrita do guião/roteiro.
Guião/Roteiro Literário – é o guião escrito pelo guionista/roteirista, para descrever o filme da forma mais atrativa e interessante possível. Inclui o mínimo possível de indicações técnicas e normalmente as cenas não estão numeradas.
Guião/Roteiro de Rodagem, ou Shooting Script – é um guião revisto depois do guionista/roteirista já ter trabalhado com o realizador e outros elementos da equipa de produção. Como tal, é muito mais pormenorizado e inclui bastantes indicações técnicas. As cenas já estão numeradas e podem ser indicados ângulos e movimentos de câmara, e detalhes de produção.

Quando um produtor falar desses  documentos,  você já tem um breve conhecimento.

Gostou? Irei continuar mais tarde com essa matéria.